sábado, 7 de fevereiro de 2009

Contar histórias: prática pouco comum

Contar histórias: prática pouco comum
Por Marcus TavaresPersonagem de Monteiro Lobato, Dona Benta, para muitas gerações, foi e ainda é o ícone da avó carinhosa que instiga as crianças com suas fábulas. No Sítio do Pica-Pau Amarelo, longe de todas as tecnologias e atrações do mundo moderno, as histórias transportavam Pedrinho, Narizinho e a turma da Emília para aventuras mirabolantes. As narrativas ganhavam vida própria. E a imaginação era apenas o primeiro passo. Há muito tempo, o dia-a-dia bucólico do Sítio não encontra mais eco nas grandes cidades. O dia é curto para tantos compromissos, afazeres e responsabilidades. O que dirá para o espaço dedicado às histórias?
Não há estatísticas, mas escritores, professores e pesquisadores afirmam que contar histórias tornou-se uma prática pouco comum no cotidiano das famílias. “Embora as crianças continuem precisando de histórias para ver mais sentido na vida”, afirma Gilka Girardello, professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e coordenadora do projeto Ateliê da Aurora.
De acordo com Gilka, se a família já não conta mais histórias, as crianças vão buscá-las em outros lugares: na televisão, na internet, nos livros, com os amigos ou na hora do recreio. Para a professora, nenhum desses meios é essencialmente bom ou mau enquanto forma de transmissão de narrativas, mas nenhum também substitui o valor do encontro. “Muito menos do laço de afeto entre a mãe e as crianças. Entre o pai e o menino na beira da cama ou no sofá da sala, onde o adulto escolhe aquela história certinha para a criança que ama, do jeito que ela precisa”, destaca.
Para Eliana Yunes, professora do Departamento de Letras da PUC-Rio, ao deixar de contar histórias, perde-se o calor da voz, o olho no olho, a troca de palavras depois da narração que ocorria entre os mais velhos e os mais novos, “como ilustra Lobato com sua Emília interagindo com Dona Benta”.
A intimidade e a cumplicidade que as histórias proporcionam a adultos e crianças são insubstituíveis e cada vez mais necessárias. Na avaliação do escritor Bartolomeu Campos de Queirós, quando o pai ou a mãe contam uma história para o filho, além de deixar vir à tona as fantasias, eles estão, na prática, dedicando um tempo precioso aos filhos. “A presença afetiva e concreta de quem a criança ama, ao seu lado e só para ela, suplanta as demais funções da história. Quando a criança pede uma história, eu escuto ela dizer: fica comigo”.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Curso de extensão gratuitos para professores

-------Mensagem original-------

De: Regina Canizio
Data: 2/2/2009 23:04:34
Para: reciclando_educador@yahoogrupos.com.br; gtmidias
Assunto: [gtmidiasme] Cursos de extensão gratuitos para professores



Cursos de extensão gratuitos para professores
As inscrições deverão ser feitas exclusivamente via internet no período de 21 de janeiro a 15 de fevereiro. 21/01/2009
http://www.cederj. edu.br/fundacaoc ecierj/exibe_ artigo.phpProcesso seletivo para cursos de extensão gratuitos para professores A FUNDAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – FUNDAÇÃO CECIERJ/ CONSÓRCIO CEDERJ, vinculado à SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA – SECT, com o objetivo oferecer aos professores do Estado a oportunidade de continuar sua formação profissional abrirá inscrições para os cursos de atualização de professores 2009, na modalidade semipresencial, em um total de 4900 vagas em sete áreas do conhecimento, nas áreas de Biologia, Educação em Ciências, Física, Geografia, Informática Educativa, Matemática e Química, voltados para professores das áreas específicas e afins, assim como para graduados e licenciandos de último ano, de acordo com o número de vagas abaixo discriminado: ÁREA VAGAS Biologia 700 Educação em Ciências 500 Física 600 Geografia 800 Informática Educativa 1000 Matemática 800 Química 500 Serão oferecidas também disciplinas na área de Governança para professores e profissionais de Tecnologia da Informação, de gestão e de auditoria. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente via internet, através do preenchimento da ficha de inscrição no site da Fundação CECIERJ/Consó rcio CEDERJ (www.cederj.edu. br/extensao), no período de 21 de janeiro a 15 de fevereiro. Para se inscrever no curso de atualização de professores, o candidato deverá ter domínio de navegação na internet e um e-mail pessoal ativo. A divulgação do resultado do processo seletivo será em 19 de fevereiro, neste site. No período de 04 de março até 23 de maio o candidato deverá confirmar sua participação nas disciplinas para as quais se inscreveu e foi aceito. A confirmação só poderá ser efetuada no site www.cederj.edu. br/extensao. Não serão aceitas confirmações de participação por outros meios de comunicação. Documentos: • Cópia do CPF; • Cópia da carteira de identidade; • Cópia do diploma que comprove a conclusão do curso de graduação na área específica do curso ou em áreas afins, ou, no caso de licenciandos, declaração oficial da instituição informando que o aluno está cursando o último ano de Licenciatura; • Se estiver em exercício de magistério, comprovante emitido pela escola. Endereço para envio: FUNDAÇÃO CECIERJ/CEDERJ - EXTENSÃO Coordenador do Curso de ____________ __ (designar área) Rua Visconde de Niterói, 1364 - Prédio Anexo, 4o andar Mangueira - CEP 20943-001 - Rio de Janeiro - RJ Em caso de dúvida, o candidato poderá ligar para os telefones: 0800 2823939 e (21) 2334-1584 . Calendário Cursos gratuitos para professores 1º trimestre - 2009 Inscrições: 21 de janeiro a 15 de fevereiro Resultado da seleção: 19 de fevereiro Período de confirmação de inscrição: 19 de fevereiro a 1º de março Período letivo: 4 de março a 23 de maio Avaliação presencial: 23 de maio, às 9 horas 2º trimestre - 2009 Inscrições: 27 de abril a 24 de maio Resultado da seleção: 27 de maio Período de confirmação de inscrição: 27 de maio a 3 de junho Período letivo: 8 de junho a 29 de agosto Avaliação presencial: 29 de agosto, às 9 horas 3º trimestre - 2009 Inscrições: 3 a 30 de agosto Resultado da seleção: 3 de setembro Período de confirmação de inscrição: 3 a 9 de setembro Período letivo: 14 de setembro a 5 de dezembro Avaliação presencial: 5 de dezembro, às 9 horas