quinta-feira, 5 de julho de 2012

Visita à Exposição "Séculos Indígenas" no Centro Cultural da Caixa Econômica.

Dia 29/6 as turmas dos projetos de Realfabetização e Aceleração visitaram a Exposição Séculos Indígenas.
A Ação Educativa do Projeto Séculos Indígenas no Brasil trata da história e culturas dos povos indígenas no Brasil contemporâneo e tem como proposta a quebra de paradigmas além de contribuir para o reconhecimento e a inclusão das diferenças étnicas dos povos indígenas, para se repensar em um novo desenho do Brasil em sua diversidade e da pluralidade culturais.


Onde estão os índios? As dúvidas ou as respostas negativas a essa pergunta ainda são ouvidas da imensa maioria da população, e até mesmo de pessoas mais esclarecidas.

O pouco conhecimento generalizado sobre os povos indígenas está associado basicamente à imagem do índio que é tradicionalmente veiculada pela mídia: um índio genérico, com um biótipo formado por características correspondentes aos indivíduos de povos habitantes na Região Amazônica e no Xingu, com cabelos lisos, pinturas corporais e abundantes adereços de penas, nus, moradores das florestas, de culturas exóticas, etc.
 
A visita proporcionou uma percepção crítica e sensível da realidade histórica e, por conseguinte, política dos povos indígenas no Brasil contemporâneo.

Pudemos transpor os limites de uma representação marcada por um passado colonialista, desde o qual a figuração do índio depõe contra sua própria identidade, para reconhecer na diversidade e na diferença os traços para a cidadania plena e para uma sociedade harmoniosa.

Os estudantes, tiveram contato com a diversidade cultural indígena do Brasil contemporâneo.

Oportunizou a construção de um conhecimento sensível sobre a alteridade indígena no país, considerando singularidades de diferentes culturas e etnias na formação do povo brasileiro


Ofereceu informações relativas às cosmovisões indígenas, dando acento a aspectos que atendem de modo significativo às questões de meio-ambiente, sustentabilidade e biodiversidade;

Serviu de referência para a formação de opinião crítica acerca da questão indígena no Brasil.

“Séculos Indígenas é isso: um projeto de registro de situações, de falas, de emoções, em que se procura deixar que flutue a percepção dos povos indígenas em um dos tempos em que o movimento social desses povos de vozes polissêmicas encontrava-se em um único som de desejos e aspirações.”
- André R. F. Ramos, historiador e indigenista



Só depois da última árvore derrubada, do último peixe morto, o homem irá perceber que dinheiro não se come .
Provérbio Indígena


Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500...


...Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas...

...Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras...



Nenhum comentário:

Postar um comentário